Homem fica cego de um olho depois de dormir com lentes de contato; entenda os riscos8

Um americano de 21 anos perdeu a visão em um olho após dormir com a lente de contato e desenvolver uma infecção da córnea – camada protetora do olho – pelo parasita Acanthamoeba spp.

Ao chegar em casa do trabalho, Mike Krumholz tirou um cochilo de 40 minutos e acordou com uma irritação nos olhos. Ele, que utilizava lentes há sete anos, estava acostumado a quadros mais leves, como conjuntivite, depois de se esquecer de retirar o item.

“Minhas lentes de contato ficaram realmente irritadas, como se estivessem flutuando no meu olho. Eu as tirei e não havia nada de errado. Então, na manhã seguinte, acordei, fui jogar beisebol e tive que tirar minhas lentes imediatamente. Eu disse aos meus pais ‘tenho que ir ao oftalmologista, algo não está certo’.”contou ao tabloide britânico Daily Star.

O caso aconteceu em dezembro e, no início, o médico acreditou se tratar de uma infecção pelo vírus da herpes (HSV-1). Ele realizou o tratamento para a infecção viral, e a expectativa era que o quadro melhorasse em cerca de um mês. Mas não foi o que aconteceu.

Os especialistas que acompanhavam o caso de Mike coletaram então uma amostra do olho e realizaram um teste de cultura, para identificar qual patógeno estava causando com o problema. Foi quando, no fim de janeiro, ele recebeu o diagnóstico correto para ceratite (infecção da córnea) pela Acanthamoeba spp. Com informações da Folhape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *