Governador Wilson Lima faz investimento de R$ 5 milhões para o combate à dengue e oropouche no Amazonas

Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima entregou, nesta quarta-feira (06), um total de 20 veículos e 125 pulverizadores para reforçar o enfrentamento de doenças como dengue, febre oropouche e malária em 20 municípios do interior do estado. Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, as entregas ampliam a capacidade de vigilância e atendimento em áreas remotas e de difícil acesso.

O reforço integra a agenda do Governo do Amazonas no avanço do enfrentamento de endemias, dando apoio às ações executadas pelas prefeituras municipais no controle às chamadas arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya, febre do Oropouche e febre do Mayaro) – doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos – e de malária (causada por parasita).

O trabalho tem sido realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Segundo o governador do Amazonas, esses investimentos fortalecem a qualidade dos serviços de saúde prestados à população e o compromisso do governo em garantir recursos e suporte adequados para enfrentar doenças e proteger a saúde e o bem-estar de seus cidadãos.

“Não há outro caminho para que a gente possa ter uma saúde tão fortalecida e um sistema de vigilância e de combate às doenças endêmicas que não a união entre os entes para que a gente possa ter cada vez mais força“, destacou Wilson Lima ao ressaltar a união entre os governos federal, estadual e municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os veículos são do tipo Pick up cabine dupla 4×4. Os pulverizadores são para a dispensação de inseticida para eliminação de vetores. Os municípios contemplados para receber os veículos e equipamentos foram selecionados no primeiro ciclo por critérios de carga de doença em áreas urbanas e rurais, com acesso por via terrestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *