Capitais brasileiras sofrem com calor acima dos 40°C; Manaus está entre as mais quentes

Notícias de Manaus – Capitais brasileiras podem registrar temperaturas próximas a 40°C, nesta quarta-feira (11), com destaque para Cuiabá, que deve atingir 41°C, e Manaus, com previsão de 38°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a faixa central do Brasil, incluindo estados como São Paulo, Mato Grosso e Rondônia, sofrerá com calor intenso, com temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que Cuiabá enfrenta altas temperaturas devido à sua localização geográfica, que favorece a retenção de ar quente. O período do ano, tradicionalmente quente e seco, contribui para a ausência de chuvas e a dificuldade das massas de ar frio em avançar na região.

Com o calor extremo, a umidade relativa do ar está prevista para cair para níveis críticos entre 20% e 30% em quase todos os estados, exceto Sergipe, Alagoas, Amapá e Roraima. Essa condição, aliada à poluição e às queimadas, pode causar problemas de saúde, levando o Ministério da Saúde a recomendar aumento na ingestão de líquidos e redução de atividades físicas ao ar livre.

Uma frente fria prevista para o final da semana pode trazer alívio temporário para algumas áreas, como o Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, a Climatempo alerta que essa frente não será suficiente para romper o bloqueio atmosférico que intensifica o calor, oferecendo apenas uma breve pausa antes do retorno das altas temperaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *