Vereador Elan Alencar discursa sobre fumaça e BR-319 na tribuna da CMM

Parlamentar reclamou da nova onda de fumaça na cidade e da não pavimentação da BR-319

O vereador Elan Alencar (DC) usou na manhã desta quarta-feira (01) a tribuna da Câmara Municipal de Manaus para mostrar toda sua indignação com a nova onda de fumaça que encobre a cidade e para ressaltar que a pavimentação da BR-319 é de fundamental importância para o Amazonas.

“Aqui na capital os focos de incêndios são baixos, essa fumaça tem vindo do sul do Amazonas e do Pará”, ressaltou o vereador explicando que o estado vizinho tem uma forte criação de gado e que nesse período de seca queima seus pastos para que sejam mais produtivos para alimentar seus animais. “Porém, existem novas tecnologias que podem ser usadas para esses fins, não somente esse modelo pré-histórico que tem prejudicado bastante a saúde da nossa população. Será que vai precisar morrer alguém para que o governo federal tome providências com relação a isso?”, indagou.

O parlamentar afirmou que isso já chegou ao limite e que a mesma Ministra do Meio Ambiente que fecha os olhos para as queimadas e fumaças que afetam o Amazonas é a mesma que nega o direito de ir e vir dos amazonenses sobre a BR-319. “Uma estrada construída há mais de 4 décadas, não é concluída, não é asfaltada por puro capricho da Ministra. Não podemos nos calar, temos que ter uma frente parlamentar forte dentro dessa casa para combater esses absurdos”, destacou Elan.

Para o vereador a BR-319 precisa deixar de ser um palco político, para ser uma palco verdadeiro, um palco de libertação do estado do Amazonas, com direito de ir e vir para o resto do país. “Tivemos o exemplo da época da pandemia, que para sair carreta do Maranhão com oxigênio que poderia chegar aqui em até 48h, demorou uma semana, nesse intervalo de tempo, poderíamos ter salvo dezenas de vidas porque a cada segundo era importante a chegada do oxigênio”, afirmou.

Elan ainda explicou que o Amazonas precisa estar preparado, pois o mundo muda todos os dias. “Temos que trabalhar sempre na frente, na prevenção, trabalhando para que estes problemas sejam solucionados, pois é isso que a população espera de nós”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *