Em viagem à China, Wilson Lima busca atrair e ampliar investimentos para o Amazonas

Notícia do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, iniciou uma agenda na China nesta quarta-feira (10/01) com o objetivo de atrair investimentos e fortalecer a presença de empresas chinesas no Polo Industrial do estado. Atualmente, nove empresas chinesas ou com investimentos do país asiático operam na região, gerando mais de cinco mil empregos.

Durante sua estadia, Lima participou do “Brazil China Meeting”, evento realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – e pelos jornais Valor Econômico e O Globo, que reuniu líderes empresariais e investidores dos dois países. Ele apresentou programas de desenvolvimento sustentável do governo estadual e ressaltou a importância do Polo Industrial de Manaus.

O governador destacou a China como um investidor crucial para o estado e expressou otimismo em relação aos resultados da visita. Ele ressaltou que algumas empresas mencionaram a preservação ambiental, especialmente no estado do Amazonas, indicando um interesse crescente em iniciativas sustentáveis.

Empresas chinesas, como Gree, TPV, Wasion, Todaytec, Nansen, I-Sheng, Hikvision, Futura e Semp TCL, estão presentes na Zona Franca de Manaus, abrangendo diversos setores como eletroeletrônicos, energia solar e mais. A Livoltek, empresa chinesa do setor fotovoltaico, está em processo de implantação e deve gerar mais de 400 empregos.

Nos encontros com investidores, o governador ressaltou oportunidades de investimento no Amazonas e apresentou programas de sustentabilidade, incluindo o Guardiões da Floresta, Escola da Floresta, Água Boa e Fundo Amazonas 2030. O evento na China marca o início das comemorações dos 50 anos das relações bilaterais entre Brasil e China, abordando temas como energias renováveis, tecnologia, indústria automobilística, infraestrutura, agronegócio e práticas ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *