Zona Franca de Manaus completa 57 anos de existência nesta quarta-feira (28)

A Zona Franca de Manaus, um projeto de desenvolvimento regional de sucesso na Amazônia, completa 57 anos de existência nesta quarta-feira (28/2). Criada em 6 de junho de 1957 pela Lei 3.173, sancionada por Juscelino Kubitschek, é um marco na região. O deputado federal pelo Amazonas Francisco Pereira da Silva, conhecido como ‘Pereirinha’ foi primeiro superintendente, em 28 de fevereiro de 1967, data considerada como o nascimento oficial da ZFM.

O Amazonas está preparado para aprovar até R$ 2,8 bilhões em investimentos para sua indústria. Os valores estão previstos para serem discutidos no Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) e no Conselho de Administração da Suframa (CAS). O vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, estará presente nas reuniões.

A Zona Franca de Manaus, baseada em benefícios fiscais para atrair empresas, é um dos principais polos industriais do Brasil.

O Polo Industrial de Manaus (PIM) é um dos principais parques industriais do país, contribuindo significativamente para a economia local e para o Brasil como um todo. Com uma média de 112,5 mil empregos diretos, a Zona Franca de Manaus posiciona a cidade como a sexta maior contribuinte fiscal do país, sendo a primeira da região Norte nesse quesito, de acordo com dados do IBGE.

Além dos impactos socioeconômicos positivos, a Zona Franca de Manaus também traz benefícios ambientais. Ao concentrar a atividade industrial em uma área delimitada, a ZFM contribui para a preservação de 98% da mata nativa do Estado do Amazonas, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *