Sinésio Campos quer renomear Castanha do Pará para “Castanha da Amazônia”, no Amazonas

Tramita na Assembleia Legislativa do estado do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT) que busca Estabelecer a denominação “Castanha da-Amazônia” aos produtos e derivados da castanheira “Bertholletia Excelsa”, no Estado do Amazonas. Apesar das recentes discussões em torno dos nomes entre “Castanha do Pará” e “Castanha da Amazônia” ganharem a web, a “renomeação” da castanha tramita desde dezembro de 2024 na Aleam.

Entre as justificativas do parlamentar para o PL 913/2024 e a possível mudança no nome da castanha, está a promoção de valorização do fruto no Estado do Amazonas. O deputado também cita “fins de identificação”.

“A presente proposição objetiva estabelecer, para fins de identificação, promoção e valorização do produto regional, que os frutos,
produtos e derivados da castanheira Bertholletia excelsa, bem como a respectiva cadeia de produção e/ou de valor, quando for o caso, no Estado do Amazonas, sejam denominados ou complementados com o termo castanha-da-Amazônia”, cita Sinésio Campos em projeto de lei.

Confira o Projeto de Lei na integra PL castanha da amazônia PL castanha da amazônia

Apesar de Castanha do Pará ser uma nomenclatura popularmente aceita, a questão não é tão simples como parece. Embora muitos ainda chamem o fruto por esse nome, atualmente um decreto brasileiro oficializa o nome Castanha do Brasil. Se aprovado, o PL 913/2024 altera o nome apenas no estado do Amazonas.

Fonte: AM POST. Leia mais em https://ampost.com.br/politica/sinesio-campos-quer-renomear-castanha-do-para-para-castanha-da-amazonia-no-amazonas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *