Wilson Lima anuncia revitalização de Caics e atendimento especializado para TEA
O governador Wilson Lima anunciou, na segunda-feira (24), a entrega de mais duas unidades revitalizadas dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), fortalecendo a rede assistencial para crianças e adolescentes. Com as novas entregas, o Amazonas contará com sete Caics reformados por meio do programa Saúde Amazonas. Além disso, foi anunciada a implantação de atendimentos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliando os serviços oferecidos à população.
Novos Caics revitalizados
Durante vistoria às obras do Caic Alexandre Montoril, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, o governador confirmou que a unidade será reaberta em março, juntamente com o Caic Edson Melo, localizado no bairro Zumbi, zona leste. Essas unidades fazem parte do planejamento estadual que prevê a revitalização de 11 centros, garantindo serviços de atenção básica e média complexidade.
Os novos Caics contarão com pediatria, enfermagem, psicologia e serviços de atenção básica, incluindo sala de vacinação. As reformas abrangeram pintura geral, revisão elétrica, hidráulica e sanitária, além de melhorias estruturais nos consultórios médicos, recepção e áreas administrativas. O investimento total na revitalização foi de R$ 3,4 milhões.
Ampliação da Rede Caic+Especialidades
A transformação das unidades convencionais para Caic+Especialidades tem como objetivo expandir os serviços médicos oferecidos. Atualmente, cinco Caics já passaram por essa modernização e atendem crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses com novas especialidades médicas, como:
- Endocrinologia
- Reumatologia
- Psiquiatria
- Neurologia
- Nutrologia
- Ortopedia
- Cirurgia dentista e odontologia
- Fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia
- Atendimento social
- Distribuição de medicamentos de alto custo
O agendamento das consultas acontece pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), priorizando casos conforme critérios de gravidade. Em 2024, os Caics e Caic+Especialidades realizaram mais de 658 mil consultas, uma média de 55 mil atendimentos mensais.
Novidade: Atendimento para crianças com TEA
Um dos grandes anúncios feitos pelo governador foi a implementação de atendimento especializado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O serviço será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método cientificamente comprovado para auxiliar no desenvolvimento infantil.
Três unidades iniciarão esse atendimento ainda em 2025:
- Caic José Contente (bairro Jorge Teixeira, zona leste) – Previsão de inauguração em junho;
- Caic Gilson Moreira (zona norte) – Em fase final de reforma e adaptação;
- Caic+Especialidades Afrânio Soares (bairro Parque Dez, zona centro-sul) – Passará por readequação dos espaços.
Investimentos na saúde infantil
Além das novas unidades, o governo segue com obras em quatro Caics: José Carlos Mestrinho, José Contente, Gilson Moreira e Moura Tapajós, cuja reinauguração está prevista para o segundo semestre de 2025. Enquanto isso, os serviços estão sendo ofertados em escolas e centros públicos de ensino, garantindo a continuidade dos atendimentos.
A revitalização e ampliação dos Caics resultam de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Com essas ações, o Governo do Amazonas reafirma seu compromisso com a modernização da saúde pública infantil, oferecendo atendimentos mais completos, acessíveis e humanizados para a população.