Polícia desmantela grupo que armava golpes contra homens gays em apps de encontro

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, na madrugada desta terça-feira (17/6), uma operação para desmantelar uma associação criminosa conhecida como “Bonde dos Galãs”, que usava aplicativos de relacionamento, como o Grindr, para atrair, roubar e extorquir homens da comunidade LGBTQIAPN+.

A investigação da 26ª Delegacia de Polícia de Samambaia revelou que os criminosos criavam perfis falsos para marcar encontros em locais isolados e com pouca iluminação, principalmente nas quadras 423 e 425 de Samambaia. Ao menos 36 vítimas registraram boletins de ocorrência entre novembro de 2024 e junho de 2025, mas a polícia acredita que o número real seja ainda maior, devido ao medo e constrangimento de muitas pessoas.

PUBLICIDADE

Leia mais: Veja vídeo: Pastor, Pai de Santo e gerentes de banco são presos em esquema de golpe contra professores em Manaus

Durante os encontros, as vítimas eram surpreendidas por dois ou três homens armados, que as levavam para áreas afastadas onde, sob ameaça de violência física e intimidação psicológica, roubavam pertences e exigiam transferências bancárias. Em alguns casos, as vítimas eram mantidas rendidas até o amanhecer para driblar os limites diários de transações bancárias e garantir a retirada de grandes quantias em dinheiro.

Além dos roubos, em pelo menos duas ocasiões, veículos das vítimas foram utilizados para a prática de outros crimes antes de serem abandonados. As vítimas também relataram ameaças para que não denunciassem os crimes às autoridades.

PUBLICIDADE

A operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária, e identificou que os criminosos tinham funções específicas: alguns atraíam as vítimas, outros executavam os assaltos, e um grupo ficava responsável por receber os valores e objetos roubados.

Os integrantes do “Bonde dos Galãs” responderão pelos crimes de organização criminosa, extorsão qualificada e roubo agravado, com agravantes pelo uso de armas de fogo e pela restrição da liberdade das vítimas. A PCDF segue em investigação para identificar possíveis outras vítimas e envolvidos.

Fonte: AM POST. Leia mais em https://ampost.com.br/brasil/policia-desmantela-grupo-que-armava-golpes-contra-homens-gays-em-apps-de-encontro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *